Os 4 mitos em torno da transição profissional que paralisam as pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Escuto muitos temores das pessoas em relação a mudanças na carreira. Resolvi, então, selecionar algumas crenças que não são verdades absolutas e precisam ser repensadas. 

Cargo é sinônimo de felicidade

A gente está saindo da era de cargos e buscando cada vez mais a atuação em funções – menos profissões e mais atividades. Felicidade é sinônimo de satisfação e autorrealização, não de status. Ter um cargo é ter status e isso não traz felicidade. Então, busque entender quais são as funções que você gostaria de exercer a partir dos seus talentos e formas de aplicá-los. Isso pode te trazer mais felicidade que um cargo!

Trabalho fixo é sinônimo de tranquilidade

Pode parecer tranquilo ter um trabalho, encerrar o expediente às seis da tarde e não pensar mais a respeito. Trabalho fixo é sinônimo de estabilidade financeira, mas não necessariamente emocional. Além disso, não pulverizar a renda, concentrando toda a segurança em um único trabalho, pode dar uma sensação de segurança, mas não elimina a possibilidade de demissão. A maior estabilidade está em se ancorar em si mesmo, não em uma organização.

Fazer o bem e ganhar dinheiro são antagônicos

Fazer o bem e ter impacto positivo é possível em qualquer setor ou indústria. A questão é saber qual é o tipo de impacto que você quer causar e compreender que fazer o bem não é fazer caridade ou assistencialismo, mas melhorar a vida de alguém. Fazer o bem e ganhar dinheiro são equivalentes e, na minha opinião, são a única opção. O caos já está instaurado e cada um precisa fazer a sua parte resolvendo problemas reais, ganhando dinheiro para conseguir sobreviver e agir em prol dos outros.

Empreender é para quem é criativo

Eu acredito que criatividade é algo nato de todo o mundo. Todos temos este potencial que pode se tornar uma habilidade. A questão é se permitir a olhar para novos mindsets e conceitos a respeito de alguma coisa. Empreender acaba sendo estigmatizado para quem é criativo, mas na verdade é para qualquer um que tenha condições, principalmente as de tomar as rédeas da própria vida e se responsabilizar pelos seus próprios atos. 

Quer ler mais artigos e ter acesso aos meus últimos conteúdos?

Baixe gratuitamente a Bússola Interna!

Metodologia para planejar o seu trabalho com significado testada em mais de 5.000 pessoas. Faça o download e dê o primeiro passo no seu processo de transição de carreira.

    Baixe gratuitamente a Bússola Interna!

    LELLA-SA-44

    Metodologia para planejar o seu trabalho com significado testada em mais de 5.000 pessoas. Faça o download e dê o primeiro passo no seu processo de transição de carreira.