Saiba como trazer mais ritmo para o seu dia a dia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O programa Travessia começou e olha só que interessante a pergunta que recebi:

  • Como faço para encontrar, estabelecer e organizar a questão da rotina?

Eu sei que muitas vezes é difícil criarmos uma rotina de horário, marcando hora para começar e acabar diversas atividades. Se para algumas pessoas isso acontece com facilidade, para tantas outras isso parece ser algo impossível de conseguir. Mas o que eu vejo é que só falta uma questão de adaptação, um pequeno ajuste de perspectiva.

Para mim, o segredo está em agir fazendo pequenas coisas todos os dias, as quais você pode e deve ir instalando aos poucos. Por exemplo, fazer 10 minutos de prancha pela manhã, antes de tomar banho. À medida que você vai inserindo esta atividade, um ritmo se mantém.

Outra coisa é criar um ritual para a noite, ou manhã, criar uma rotina, uma sequência de ações antes de fazer algo. Veja: criar uma rotina, e não estabelecer horários. É sobre criar um passo a passo pra você saber o antes e o depois das coisas. Assim você entenderá como fluir diante de uma constância. 

Além disso, seria interessante observar os ritmos da natureza e passar a segui-los, conectando-se mais. Acompanhe o calendário Lunar, siga suas reflexões de acordo com as estações do ano. Agora que estamos no inverno, o que você precisa invernar e de alguma forma até se recolher, para poder desabrochar na primavera? Nos solstícios você também poderia fazer algum ritual.

O ritmo é um substituto da força, porque a partir do momento que temos ritmo, a gente tem constância e tração. E quando temos tração, não precisamos fazer as coisas com muita força. E isso nos leva a agir com mais fluidez, conseguindo assim chegar onde queremos sem tanto esforço. 

A mentoria Pequenos Passos, por exemplo, gera ritmo com nossos encontros quinzenais, já que nos comprometemos com as tarefas e objetivos para dali duas semanas. Esta proposta faz cada uma das mulheres se comprometer com sua própria jornada, pois dali 15 dias ela se comprometeu com outras pessoas e há um ritmo estabelecido para ela seguir adiante. E assim as coisas acontecem de maneira mais orgânica, com mais presença e menos distrações.

“A atividade de ritmo ordenado gera harmonia no ser humano e a harmonia é a lei universal da vida”. Roberto Assagioli, no livro O Ato da Vontade

Então, basicamente, o ritmo vem com os rituais. 

E você, quais rituais cultiva?


Quer ler mais artigos e ter acesso aos meus últimos conteúdos?